top of page

Diga não à liberação das bebidas alcoólicas em estádios de futebol


Há pouco mais de um mês, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou a volta das bebidas alcoólicas aos estádios do estado fluminense. A lei que proibia as drogas lícitas nos locais de jogos vigorava desde 2007, algo que foi mudado neste ano. Porém, o Rio é um lugar que comporta quarto grandes clubes de futebol do Brasil e, com isso, movimenta uma grande massa de pessoas seguidores desse time, as mesmas pessoas que formam as torcidas organizadas, ou melhor, facções.

As torcidas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco possuem um grande historico de brigas e tragédias quando entram confrontam. A rixa entre as organizadas é antiga e, antes da proibição de bebidas alcoólicas nos estádios, e da melhora na segurança, o fato vivia seu momento mais crítico. Com o extermínio da cerveja, o índice de violência nos locais de jogos caiu em torno de 70%, comprovando em números a eficácia da medida.

Entretanto, o mundo capitalista e o jogo de interesse foi colocado em pauta mais uma vez. Com o apelo de uma grande cervejaria alemã, as bebidas alcoólicas voltaram aos estádios cariocas e fluminenses, algo preocupante. Tais torcidas, ou melhor, facções, muitas vezes já vão aos jogos com o intuito de entrarem em conflito, mesmo sem o efeito do álcool. Sob ele, o reflexo e senso de julgamento de qualquer ser humano é alterado, colaborando ainda mais para um ato violento.

O argumento para muitas pessoas que são consumidoras das bebidas dentro do estádio, é que elas não podem ser lesadas por atos de terceiros. Porém, nem todos são iguais e, para a segurança da maioria, como comprovado durante os oito anos em que esteve extinta, lutar contra a liberação às bebidas alcoólicas nos estádios é fundamental.


Posts Recentes

Siga

  • Google+ Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Pinterest Long Shadow

Procurar por Tags

Nenhum tag.
bottom of page